A festa junina, ou popularmente conhecida como arraiá, é um momento esperado por todos, pois é o momento em que reúnem as pessoas para comerem comidas típicas e até mesmo participar de brincadeiras, como por exemplo, o bingo.
Muitas pessoas aproveitam essa época do ano para realizar essas festas juninas para reunir os seus amigos e familiares. Neste artigo vamos ensinar 6 receitas práticas de comidas tradicionais.
1. Como fazer um quentão tradicional para o seu arraiá?
O quentão é uma bebida típica encontrada nos arraiás, originária do interior de Minas Gerais com o objetivo de aquecer e animar as pessoas. O quentão tem suas versões com cachaça, vinho e até mesmo com água.
Ingredientes:
- 2 litros de vinho tinto suave
- Meio copo de cachaça
- 2 pauzinhos de canela
- 8 rodelinhas de gengibre (ou a gosto)
- 12 cravos (ou a gosto)
- 1 e 1/2 copo de açúcar
- 1 copo de água 200 ml
Modo de preparo:
Para o preparo misture todos os ingredientes em uma panela, depois que levantar fervura deixe por mais dez minutos e está pronto para servir.
2. Curau gostoso e cremoso
O curau é uma sobremesa que não pode faltar em seu arraiá. O curau tem a sua base feita de milho, que possui agentes antioxidantes e é rico em vitaminas. Além disso, ele auxilia no emagrecimento e ajuda na redução do colesterol, pois a fibra ajuda na absorção de gordura.
Ingredientes:
- 6 espigas de milho duras
- 1 xícara de açúcar (160 gramas)
- 3 xícaras de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
- Canela em pó a gosto.
Modo de preparo:
Comece retirando o milho das espigas, logo após adicione o milho junto com o leite no liquidificador por três minutos. Em seguida, passe o creme em uma peneira fina e coloque o líquido em uma panela junto com açúcar.
Mexa até engrossar e deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo, coloque em um refratário e se preferir coloque a canela em pó por cima.
3. Como preparar canjica de maneira simples?
A canjica é uma receita que pode ser preparada em qualquer época do ano, sendo uma ótima opção de sobremesa para a sua festa junina. Além de ser um prato simples de ser feito e não precisar de muitos ingredientes.
Ingredientes:
- 500 gramas de canjica branca
- Água suficiente para cozinhar a canjica
- 2 litros de leite
- 1 lata de leite condensado
- 4 colheres de sopa de açúcar
- Canela em pó a gosto
Modo de preparo:
Primeiro precisamos deixar a canjica de molho, para isso coloque 500g de canjica branca em um recipiente e cubra com água, deixe de molho por 4 horas. Em uma panela, adicione 2 litros de leite, 1 lata de leite condensado e 4 colheres de sopa de açúcar, e mexa até ferver.
Em seguida, adicione a canjica cozida e cozinhe por 30 minutos, sempre mexendo para não grudar no fundo. Caso prefira, acrescente a canela em pó a gosto, misture e sirva em seguida.
4. Bolo de milho cremoso
Essa receita é de dar água na boca, ideal para vários momentos, seja um café da tarde com ou em um arraiá em família.
Ingredientes:
- 1 lata de milho verde
- 1 lata de açúcar (medida da lata de milho)
- 4 ovos
- 2 colheres (sopa) de coco ralado
- 1 lata de óleo (medida da lata de milho)
- 1 lata de fubá (medida da lata de milho)
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
Modo de preparo:
No liquidificador, adicione o milho verde, óleo, açúcar, fubá, os ovos e a farinha de trigo, bata até obter uma consistência cremosa.
Acrescente o coco ralado e o fermento, misture novamente. Despeje a massa em uma assadeira untada e leve para assar em um forno médio a 180 °C, preaquecido por 40 minutos.
5. Pamonha tradicional
Nessa época do ano o que mais podemos observar é a grande variedade de doces e salgados feito com o milho. Explorando essa grande variedade, vamos aprender uma receita deliciosa de pamonha tradicional.
Ingredientes:
- 1/2 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de manteiga
- Grãos de 6 espigas de milho
- 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo:
Na panela coloque o leite, a manteiga e leve ao fogo médio até derreter. Retire do fogo e deixe esfriar.
Coloque no liquidificador os grãos de milho, o açúcar e a mistura de leite até homogeneizar, após bater no liquidificador faça saquinhos com palha de milho e encha-os com o creme do liquidificador e amarre para não vazar.
Cozinhe em fogo médio em uma panela com água fervente por 40 minutos ou até as pamonhas subirem para a superfície, retire com a ajuda de uma escumadeira. Você pode servi-la quente ou fria.
6. Como fazer pé de moleque para seu arraiá?
Com o amendoim podemos fazer diversos tipos de sobremesa, uma delas é o pé de moleque. Esse doce está comumente presente em festas juninas, mas pode ser feito em qualquer época do ano.
Ingredientes:
- 200g de amendoim torrado sem pele
- 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
- 1 e ½ xícara de açúcar
- ½ caixa de leite condensado
Modo de preparo:
Coloque o amendoim em uma panela junto com açúcar, em fogo baixo, mexendo sempre até formar um caramelo. Desligue o fogo e adicione a manteiga ou margarina, mexa bem e adicione o leite condensado até ficar homogêneo.
Unte uma superfície lisa como uma forma de alumínio ou uma bancada lisa e coloque o papel manteiga. Com a ajuda de uma colher coloque porções na superfície que você escolheu, faça rápido porque logo endurece. Espere esfriar e está pronto para servir.
No SPID você encontra os ingredientes certos para a sua receita. O SPID é um mercado rapidinho que entrega onde você estiver em tempo recorde, além disso está sempre pronto para fornecer ingredientes de qualidade para as suas receitas. Aproveite essa praticidade, baixe o app do SPID e tenha o mercado na palma da sua mão.